Home Sem categoria Siemaco ABC derruba MP 873 de Bolsonaro

Siemaco ABC derruba MP 873 de Bolsonaro

por siemaco

O Siemaco ABC conseguiu, por liminar, manter as contribuições sindicais por desconto direto, ao invés de boleto bancário, como expresso pela inconcebível Medida Provisória 873, publicada pelo presidente Jair Bolsonaro. Com a decisão, o Consórcio Santo André Peralta – Construrban deverá manter os descontos em folha de pagamento das mensalidades e contribuições sindicais mensais.

A ação, ingressada pelo advogado Dr. Jhonatan Rubloski, no último dia 9 de abril, foi prontamente julgada pela Exma. Juíza Dra. Lourdes Ramos Gavioli, do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região. “De fato, o art. 8º da Constituição Federal dispõe expressamente que é livre a associação profissional ou sindical, estabelecendo no inciso IV que as contribuições da categoria profissional serão descontadas em folha. Portanto, se a Lei Maior autoriza desconto em folha para as contribuições confederativas, de que trata o inciso IV, não se justifica a emissão de boleto somente para a contribuição sindical”, destacou a juíza na decisão.

A decisão enfatiza ainda, que em caso de descumprimento, a empresa será multada no importe do dobro do valor não descontado.

O presidente do sindicato, Roberto Alves, comemorou a notícia e criticou veemente o Governo. “A MP é uma verdadeira intervenção do Estado na organização sindical, ferindo diretamente a liberdade, a autonomia e a independência. Repudiamos essas e outras medidas antipopulares do presidente Jair Bolsonaro. Somos um sindicato sério, honesto e transparente, que atua diariamente em prol dos direitos e da valorização dos trabalhadores. Não vamos medir esforços para derrubar essas e outras medidas que venham na contramão dos interesses do nosso povo”, afirmou.

Mais Notícias

Este site utiliza cookies para fornecer uma melhor experiência para seus visitantes. Aceitar Política de privacidade

Política de Privacidade e Cookies
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00