O SIEMACO ABC marcou presença na 2ª Conferência Regional Uni Américas, realizado nos dias 5 e 6 de setembro em Santiago, no Chile. O evento contou com a participação de representantes de sindicatos laborais do setor de asseio, conservação e segurança privada do Brasil, Chile, Uruguai, Paraguai, Peru, Bolívia, Colômbia, Argentina e Estados Unidos.
A delegação brasileira, formada por sindicatos filiados à Conascon, é a maior do mesmo país com mais de 30% do total de participantes e superação da meta de 40% de mulheres.
“A invisibilidade dos nossos trabalhadores diminui à medida que as entidades chamam a atenção da sociedade para a categoria e para os problemas enfrentados”, afirmou o presidente do SIEMACO ABC, Roberto Alves.
Roberto Alves ainda falou que, apesar dos esforços das entidades sindicais pela dignidade do trabalho, a exploração de mão-de-obra (com o crescente índice de casos de analogia ao trabalho escravo) e os retrocessos de direitos pela fragilidade da legislação trabalhista são os grandes desafios da atualidade.