Norma Regulamentadora esbarra na representatividade da Categoria

Desde 2010, representantes de trabalhadores da limpeza urbana almejam uma Norma Regulamentadora (NR) para nivelar todo o trabalho do setor no Brasil. Após assertivas entre os atores envolvidos, uma comissão tripartite, composta por representantes do patronal, laboral e governo, se instaurou em Brasília para discutir as possibilidades e o conteúdo do documento.

Mas a primeira reunião, que ocorreu em abril deste ano, emperrou numa pauta que, segundo sindicalistas, é primordial para o andamento da criação da norma: a contemplação de toda a categoria, da coleta até a destinação final de resíduos, em todas as suas variações. Patronais resistem, e querem deixar de fora todos os trabalhadores do processo de transbordo em diante.

“É inviável representar parte da categoria, contemplando apenas a coleta. Toda a área de destinação final de resíduos está no mesmo acordo coletivo, nas mesmas regras, por que ser tratada diferente? Tenho a nítida sensação de que confederações patronais querem travar o andamento da norma”, avaliam os representantes dos trabalhadores do grupo SIEMACO.
Nesses próximos dias 28 e 29 de junho haverão reuniões da comissão no Ministério do Trabalho e Emprego, em Brasília.

Related posts

SIEMACO ABC lota auditório em evento sobre crimes cibernéticos e proteção digital

Decisão do STF fortalece atuação sindical: SIEMACO ABC estará vigilante para garantir os direitos dos trabalhadores terceirizados

SIEMACO ABC E REGIÃO celebra a conquista do Benefício Assiduidade para trabalhadores de Asseio e Conservação

Este site utiliza cookies para fornecer uma melhor experiência para seus visitantes. Política de privacidade