Faltando apenas dois meses para o fim do ano, os trabalhadores da empresa Leadec, que prestam serviços à Mercedes-Benz, foram surpreendidos com a notícia de que a terceirizada realizará demissões em massa para enxugar sua folha de pagamento. Diante disso, o SIEMACO ABC procurou meios para amenizar a situação, acordando com a empresa benefícios para os trabalhadores que aderirem ao Programa de Demissões Voluntárias (PDV).
“Não podemos impedir a empresa de demitir, mas conseguimos negociar estes benefícios que ajudam bastante neste momento de crise política e econômica que passamos”, disse Roberto Alves, presidente do sindicato.
Para quem aderir ao PDV, a empresa se comprometerá a efetuar o pagamento de dois salários no valor mínimo de 5 mil reais, garantir três meses de plano de saúde, bem como o depósito do cartão alimentação por quatro meses, além de efetuar o pagamento integral da segunda parcela do Plano de Participação de Resultados (PPR).
Os trabalhadores terão até o dia 30 de outubro para aderirem ao Programa, cuja previsão é de que aconteça até 80 demissões, as demais serão a partir do dia 1º de novembro, caso não atinja o número de voluntários.
Para o presidente do sindicato, é preciso continuar acompanhando as ações da empresa. “Ainda temos muitas questões a serem resolvidas. Continuaremos de olho em todos os problemas que estão pendentes. Esperamos que, caso a situação da empresa melhore, que os trabalhadores dispensados tenham prioridade na contratação”, disse.