Os trabalhadores em empresas de asseio e conservação aprovaram em assembleia a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2017 e 2018. O evento aconteceu no dia 4 de novembro, sexta-feira, na sede do Siemaco ABC, em São Bernardo do Campo.
A atividade discutiu as principais reivindicações dos trabalhadores, como o reajuste salarial equivalente ao INPC/IBGE do período de janeiro de 2016 a 31 de dezembro de 2016 acrescidos de 5%, a título de aumento real. Os benefícios como Vale Cesta, Vale Refeição e Assistencial Social Sindical deverão serem reajustados em 15%.
Os trabalhadores também reivindicaram que o PPR 2017 a ser pago será de no mínimo um piso salarial exceto o setor de montadoras automobilísticas, com datas de pagamentos conforme a CCT anterior, sendo certo quer não haverá descontos em casos de faltas justificadas.
Para os trabalhadores que atuam nas montadoras de veículos o PPR deverá ser reajustado em 15%, conforme critérios e datas de pagamentos do ano de 2016.
Conforme o presidente do sindicato, Roberto Alves, uma das grandes novidades da pauta está na validade de suas cláusulas sociais que terá validade de dois anos. A pauta já foi protocolada no SEAC-ABC (sindicato patronal) e está aguardando a rodada de negociações com as empresas.